Chás - Como preparar?
Para fazer-se o chá de folhas, flores ou pó, é só despejar a água fervendo e abafar o recipiente, aguardando por 10 minutos. Quando for casca, raízes, lenho ou semente, é necessário cozinhar as plantas por cerca de 15 minutos. A quantidade normalmente indicada é de 1 colher (sobremesa) para 1 xícara de água. Para banhos, faz-se o chá e dilui-se na banheira ou balde.

Quando os problemas forem locais, usam-se banhos ou lavagens locais. Chás sem sabor muito ativo podem ser aromatizados com pequenas pitadas de cravo, canela, anis estrelado, gengibre, noz moscada etc.

Cuidados gerais:


- Não prolongar o tempo de fervura, evitando, assim, a perda dos princípios ativos.
- Para melhor conservação dos chás, recomenda-se guarda-los ao abrigo da luz e da umidade.

- Nunca use um chá por mais de 24 horas depois de preparado, pois entra em processo de fermentação. Prepare, no máximo, a quantidade suficiente para um dia apenas.

- Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos. Use por períodos curtos e depois alterne com outro tipo de chá.
O período ideal de uso de um chá é de 10 em 10 dias. Se precisar tomar o mesmo chá por meses seguidos, como é o caso de um chá diurético, informe-se sobre ervas que tenham propriedades semelhantes e varie.