Adoçantes
Os adoçantes são produzidos a partir de substâncias naturais ou artificiais chamadas de edulcorantes, que fornecem sabor doce e que possuem um poder de adoçamento muitas vezes maior que o açúcar de cana.

Os adoçantes são recomendados em dietas de restrição (como o diabetes) e de emagrecimento. Entre os adoçantes temos queles não calóricos de origem artificial (acessulfame-K, aspartame, ciclamato, sacarina e sucralose (Splenda) e de origem natural (stevosídeo, extraído da estévia). Manitol, sorbitol e xilitol são obtidos a partir de reações químicas da frutose, glicose e xilose, não causam cáries, mas são calóricos.

O aspartame é contra-indicado para portadores de fenilcetonúria (doença genética rara que consiste na incapacidade de metabolizar o aminoácido fenilalanina).
O que são Produtos Diet?
Produtos denominados Diet são aqueles que têm em sua composição a substituição total de um componente por outro como, por exemplo, a sacarose (açúcar de cana) por um ou mais adoçantes que são relacionados na embalagem ou no rótulo.
O que são Produtos Light?
Produtos denominados Light são aqueles que têm redução de pelo menos 25% de um determinado componente, como por exemplo, o creme de leite ligth possui menor teor de gorduras, sal light possui parte do cloreto de sódio substituído por cloreto de potássio, sendo indicado nas dietas restritivas de sal (hipertensão).

A diminuição é indicada na forma de porcentagem na embalagem. Deve ser mencionado que, como registro de produtos diet é muito demorado, muitos produtos diet em sua composição são comercializados com a denominação light, causando confusão nos conceitos. Portanto vale a pena sempre conferir qual a verdadeira composição do produto.