História da Farmácia
Quando a Farmácia Nova começou suas atividades em 14/10/1905, Sr. Inácio Villa Nova preparava a maior parte dos medicamentos comercializados por ela. Ele extraia as tinturas, espíritos vulnerários, aplicava triturações em sementes, etc. Preparava a matéria-prima que iria compor suas fórmulas, apresentadas sob Poções, Xaropes, Pomadas, Pílulas, Pós, Cápsulas Amiláceas, Supositórios, Óvulos.

Realizava todos os processos inerentes ao farmacêutico, desde a obtenção, até a finalização com o medicamento. A dificuldade era tamanha.

Foram 60 ANOS mais ou menos para que a situação se transformasse com o progresso da Indústria que fornecia, a princípio, a matéria-prima e posteriormente o medicamento pronto para ser "apenas" comercializado.

Em 1963 o Sr. Ignácio faleceu, deixando 4 filhos, sendo: três formados em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Itapetininga, e que seguiram rumo à São Paulo; e um, Sr. Ary, o qual trabalhava e ajudava o pai com a farmácia. O filho deste, Sr. Júlio, formou-se farmacêutico-bioquímico pela Universidade de São Paulo no mesmo ano em que o avô, Sr. Ignácio, falecera.

Sr. Júlio, assumiu a responsabilidade técnica da Farmácia Nova e posteriormente seu irmão Antônio, ajudava-o na administração da principal atividade na época: a comercialização dos medicamentos industrializados.

À partir dos anos 90, as filhas do Sr. Júlio, Juliana e Flaviana, farmacêuticas pela Universidade Metodista de Piracicaba, reiniciaram as atividades de manipulação de fórmulas alopáticas e homeopáticas.

E hoje, esse segmento ampliou suas instalações e oferece um melhor atendimento e qualificação em seus serviços. A Farmácia Nova mantém um pequeno museu para exposição em seu estabelecimento.
100 anos
A comemoração dos 100 Anos foi marcada com muita alegria e realizações. Divulgamos um pouco da história da Farmácia, através de uma exposição realizada no Alvorada Clube de Tatuí em 08/10/2005, aberta à população com fotos, peças, utensílios, vidros e vidrarias utilizados na época de sua fundação; e um grande almoço realizado no dia 09/10/2005.

Nos dois dias comemorativos a Farmácia realizou uma campanha em prol a LITAC ( Liga Tatuiana Contra o Câncer) com venda de camisetas da fachada antiga da Farmácia Nova e doação total das rendas.

É o compromisso e a responsabilidade social realizada com muita satisfação e agradecimento ao centenário da empresa.

Clique aqui e veja as fotos da comemoração